HISTÓRICO DO CURSO

 

O Curso de Engenharia Agronômica da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) teve sua origem no final da década de 1960, quando um grupo de jovens profissionais recém-formados se uniu com o objetivo de desenvolver a agricultura maranhense, base da economia do estado. Esse esforço culminou na criação da Escola de Agronomia do Maranhão, em 3 de novembro de 1969, por meio da Lei nᵒ 3.003, regulamentada pelo Decreto nᵒ 4.045, de 12 de dezembro do mesmo ano.

Criada como uma entidade autárquica estadual dotada de autonomia orçamentária, administrativa e didática, a Escola de Agronomia do Maranhão, com sede na capital São Luís, teve seu funcionamento autorizado pelo Conselho Estadual de Educação em 30 de setembro de 1970, passando a integrar a Federação das Escolas Superiores do Maranhão (FESM) em cumprimento à Lei nᵒ 3.260, de 22 de agosto de 1972, tendo sido reconhecida como Instituição de Ensino Superior em 30 de abril de 1974.

Posteriormente, por força da Lei nᵒ 4.400, de 30 de dezembro de 1981, a FESM foi transformada em Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), passando a Escola de Agronomia à denominação de Unidade de Estudos de Agronomia.

Em 25 de abril de 1994, em consequência da modificação estrutural da UEMA, a denominação passou a ser Curso de Agronomia, sendo mais uma vez modificada em 2022 durante a renovação do Projeto Pedagógico do Curso, passando a ser denominado Curso de Engenharia Agronômica.

O Curso de Engenharia Agronômica da UEMA é um dos mais tradicionais da instituição, evoluindo ao longo das décadas, acompanhando o crescimento da universidade e se consolidando como um importante formador de profissionais e gerador de conhecimento no setor agrário do Maranhão, do Brasil e do mundo.