Agricultura e a COP30


Por em 4 de dezembro de 2025



A agricultura está no centro das discussões sobre clima, produção de alimentos e desenvolvimento sustentável. Por isso, sua participação na COP30 ganhou uma importância especial. A conferência que reuniu em Belém do Pará deste ano líderes mundiais, cientistas, organizações e comunidades tradicionais debateu medidas capazes de reduzir os impactos das mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que garantem segurança alimentar a uma população global em crescimento.

A atividade agrícola, especialmente em países tropicais como o Brasil, vive uma dupla realidade: é uma das áreas mais afetadas pelas mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, contribui significativamente para as emissões de gases de efeito estufa. Eventos extremos como secas prolongadas, enchentes, ondas de calor e a perda de fertilidade dos solos já afetam safras e a renda de agricultores. Esses cenários tornam urgente a adoção de práticas mais resilientes e sustentáveis.

Na COP30, temas como agricultura de baixo carbono, manejo sustentável do solo, redução do desmatamento, uso racional da água, recuperação de áreas degradadas e valorização da agricultura foram os destaques da conferência. Iniciativas como o Plano ABC+, que incentiva tecnologias limpas — incluindo integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), plantio direto, fixação biológica de nitrogênio e sistemas agroflorestais — tendem a ganhar espaço como modelos para países em desenvolvimento.



Últimas Postagens